LIVRO DA ATA DA FUNDAÇÃO DO GRUPO DESPORTIVO ALCOCHETENSE

O Grupo Desportivo Alcochetense começou a ter inicio e a ser formado por um grupo de rapazes que gostavam de jogar á bola, Nomes como António Luís Rodrigues, João Canteiro, António Lopes, Artur Rodrigues, João Mitra, João Rei entre outros, fizeram erguer o Grupo Desportivo Alcochetense

. Nessa altura quando o Desportivo começou a praticar futebol não havia actividade nos outros Clubes do concelho pois o, Sport, o 1ºde Maio e o Imparcial clubes que foram preparados para o futebol estavam parados, acabando o Sport e o 1º de Maio por extinguir ficando só o Imparcial. Assim e na altura não havendo nenhum clube com o nome ligado a Alcochete e por ideia do Sr. João Mitra foi baptizado por Grupo Desportivo de Alcochetense.

JOÃO MITRA

Como a maioria dos rapazes eram Sportinguistas os equipamentos ficaram Verde e branco às riscas horizontais igual ao dos “ Leões de Lisboa”.

 1º EMBLEMA DO G.D.A

De inicio o campo era da Câmara mas como havia por vezes alguns entraves e com a cedência do Sr. Dias de Sousa de um terreno junto á marinha do brito anexo á seca do bacalhau foi criado “ O campo da Praia” que como era muito arenoso tinha a alcunha de amansa cavalos, o primeiro treinador do GDA foi o Sr. José Eduardo Canteiro que orientava a equipa.

JOSÉ EDUARDO CANTEIRO O 1º TREINADOR DO G.D.A

Nos primeiros tempos o clube não tinha sede e os jogadores equipavam-se numa adega que existia na Rua Senhora Santana, a primeira sede foi na Rua do troino no 1º andar que faz esquina com a Rua José André dos Santos. Mais tarde “ Foni” que pertenceu ao Sport, comprou o campo junto á EN 119 para o Desportivo Alcochetense, pois nessa altura os postes de electricidade estavam junto às linhas laterais do campo, esse campo ficou baptizado pelo nome: “ Campo António Almeida Correia Foni” (nome do actual estádio) e foi casa do Alcochetense durante várias décadas, ainda hoje faz parte do complexo sendo o seu terreno de relva sintética e mais utilizado pelas formações.

 ANTÓNIO ALMEIDA CORREIA (FONI)

Houve ainda uma tentativa de fusão com o saudoso e extinto “Imparcial” mas como em assembleia e pela maioria foi reprovado não se concretizou a fusão, dai em frente a enorme rivalidade entre estes dois clubes.

Pelo Alcochetense passaram grandes jogadores do futebol Nacional e do concelho como: Barrinha; João Manuel “ Estoira” ; Loia, João Mário; Cardoso; Paulista; Telles; Luís Pinto;Bolota,Crisanto, Rogério; Fernandinho; Rui Pataca e muitos outros. No seu reduto o Alcochetense era temido pelos adversários pois os seus adeptos tinham fama de “fervorosos” o que dava outra emoção aos jogos e digamos que provocava enorme pressão sobre os árbitros, como era difícil ser Juiz de linha em Alcochete. Actualmente o Alcochetense tem um complexo desportivo com óptimas condições para a prática de futebol e com um estádio com lotação para 5000 lugares.

O Alcochetense tem no seu historial 4 Títulos de campeão distrital: 72/73; 97/98; 2004/05; 2008/09.

EQUIPA CAMPEÃ ÉPOCA 72/73

Já disputou o campeonato Nacional da 2ª Divisão. Tem de igual forma 2 títulos de campeão da 3 Divisão Serie E, e alguma tradição na Taça de Portugal, onde foi numa ocasião eliminado pelo Sporting com (0-2) com dois golos de Manuel Fernandes.

 RECORDAÇÃO DO JOGO DA TAÇA DE PORTUGAL G.D.A X SPORTING

Diz quem viu que um golo foi Fora-de-jogo e o outro com a mão, tendo já na presente temporada afastado a União de Leiria da 1ª Liga e Empatado com a Olhanense sendo eliminado só na lotaria das grandes penalidades.

Actualmente o Alcochetense está a competir na 1ª Divisão da A.F.S, É na formação a sua maior aposta para o futuro do clube, onde tem perto de 300 atletas nas suas escolas de Jovens.